A terapia de aceitação e compromisso (ACT) é uma terapia comportamental contextual. Reconhece que os problemas emocionais e psicológicos não podem ser compreendidos apenas olhando para a pessoa, mas para o contexto em que o indivíduo está inserido.
Tem como objetivo ajudar as pessoas a lidar com o sofrimento emocional, aumentando a flexibilidade psicológica, utilizando como recursos: a aceitação da realidade e das reações emocionais mesmo que sejam desconfortáveis, a prática de mindfulness para estar consciente e envolvido com as experiências no momento presente, o reconhecimento do valores pessoais e o comprometimento com as mudanças desejadas, a fim de construir uma vida significativa.
A ACT acredita que as razões que implicam em sofrimento surgem a partir de uma inflexibilidade psicológica, levando o indivíduo a não conseguir agir de acordo com o que é realmente importante. A terapia não tem como objetivo a eliminação do sofrimento, mas sim, mudar a relação com ele para que seja possível viver uma vida de acordo com seus valores.